SÓ A VERDADE NOS LIBERTARÁ

"Somos anjos perdidos. Asas mortas no chão desde a primeira audição da palavra impossível" F. Rocha

Textos

O VERDADEIRO SENTIDO DA LIDERANÇA
Hoje, tanto o setor privado como o setor público, buscam, na realidade, um profissional que seja líder nato, seja um gestor organizacional que não se deixa embriagar pelo "poder", pois o poder é tão efêmero e passageiro, que um indivíduo pode possuí-lo e perdê-lo dezenas de vezes durante sua trajetória profissional, e o líder de hoje e dos próximos anos deve ser alguém capaz de desenvolver uma cultura ou um sistema de valor baseado em princípios, buscando desenvolvê-la dentro de uma empresa, governo, escola, hospital, organização sem fins lucrativos, clubes de serviço, família ou ainda outra organização qualquer, que será sem dúvida um desafio extraordinário e empolgante no novo milênio que já se iniciou. No mundo globalizado, nas empresas, na política, no serviço público, estão ocorrendo profundas modificações, muitas vezes silenciosas, que ocorrem à nossa frente sem que possamos nos darconta. Modificações éticas, de postura, de uma nova mentalidade em que o objetivo primordial é o bem comum, o melhor para todo ser humano, sem distinção de raça, cor, credo religioso ou facção política. Atualmente, em todos os setores do mercado, o cliente final está exigindo que as organizações se transformem, e o agente que deverá providenciar essa mudança de hábito, de postura, sem dúvida nenhuma é o líder, aquele que comanda um grupo, uma comunidade. E, para que isso ocorra, o verdadeiro líder tem que desempenhar perfeitamente três funções: EXPLORAR - ALINHAR - DAR AUTONOMIA. Explorando, ele irá relacionar-se com o sentido maior do futuro, onde a njecessidade maior será atender os anseios de seus clientes e de outros grupos de interesse comum, sendo que pode ser denominado de caminho estratégico, oriundo de um planejamento estratégico, tático e operacional. Alinhando, irá ele assegurar-se que, a estrutura da empresa, do órgão, praticamente baseada em sistemas e processos operacionais contribuam para poder realizar a missão e a visão de sempre poder atender às mais diversas necessidades dos seus clientes, onde para isso deverá ele acionar um processo denominado PMQ - Processo de Melhoria de Qualidade, onde a maior alavanca do princípio de alinhamento ocorre quando o seu pessoal está alinhado com a missão, visão  e estratégia da empresa. Dar autonomia para oos seus subordinados, pois as pessoas possuem enorme talento, habilidade, inteligência e criatividade, em grande parte adormecida, e que depende do líder acordar o leão que está dentro de cada um dos seus colaboradores. E isso acontecendo, elas passam a compartilhar com ele, com a empresa, com o órgão, enfim, a partir do momento em que elas são convidadas a criar, opinar, aperfeiçoar algo já existente, a própria estrutura organizacional passará a atender melhor as necessidades do grupo, e ocorrendo essa metamorfose, sem dúvida que a qualidade final será de boa a ótima, pois, quando você convida as pessoas a participar do processo de melhoria continua, uma fagulha se instala dentro dela, cabendo a partir de então, o próprio indivíduo transformar essa fagulha num imenso incêndio, mas um incêndio do saber, do criar, do produzir, do participar ativamente no processo evolutivo do órgão. Finalizando, o verdadeiro líder é humilde para aceitar princípios e altamente cheio de coragem para se alinhar aos demais, o que muitas vezes exige sacríficio pessoal intenso, pois, é por intermédio da humildade, da coragem e do sacríficio que advem a integridade.
Mendes Neto
Enviado por Mendes Neto em 16/09/2009


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras