SÓ A VERDADE NOS LIBERTARÁ

"Somos anjos perdidos. Asas mortas no chão desde a primeira audição da palavra impossível" F. Rocha

Textos

ÉTICA VIRTUDE MAIOR DO MAÇOM
ÉTICA, VIRTUDE MAIOR DO MAÇOM

A conceituação de ética surgiu quando os primeiros grupos humanos começaram a viver em comunidade, onde buscaram unir-se para a sobrevivência dos seus membros, pois era fundamental que todos agissem de forma a preservar a qualquer custo a vida, bem como permitir a expressão das diversas necessidades, pessoais e coletivas. O ideal humano de viver se caracteriza por condutas sempre racionais, as quais são a base da Ética, onde toda ação é realizada de acordo com uma decisão mental anterior; o que não siginifica que todas as pessoas hajam de modo igual e racional, nem que suas ações sejam sempre baseadas no raciocínio, isto porque a conduta humana resulta de tensões e motivações de natureza psicoemocional, afetiva, sentimental ou de impulsos biológicos. Mas, mesmo assim, pode-se afirmar que a conduta do homem, além do fato de ser tomada racionalmente ou que seja de uma forma provocada por motivações afetivas, sentimentais ou emocionais, é sempre o tipo de conduta que deve estar subordinada aos princípios da Ética. Por essa razão, o comportamento do ser humano está, ou deveria estar, sempre de conformidade com a sua razão. E, este comportamento é diferente de tudo o que os impulsos ou as emoções inicialmente recomendam. Deste modo podemos assim definir a ética como o resultado do controle mental sobre os mecanismos biológicos, caracterizados pela reação "estímulo-resposta". Ético, é todo comportamento racionalmente escolhido e que, sem uma aprendizagem ética eficaz, tendo como base que a conduta do ser humano não pode estar regulada pelo seus impulsos biológicos, fica díficl o homem agir de forma sensata. Mas, desde o princípio, nem todos seguem os princípios da ética de maneira constante, em todas as situações que enfrenta na vida. A personalidade ética, ao contrário, estará sempre voltada para agir em conformidade com estes princípios. Assim, vive dentro da Ética todo aquele que, antes de agir propriamente dito, submete as suas ações ao juízo racional e ético. É lamentavel que nem todos hajm assim e se utilizam da ética para alcançar os seus objetivos de vida, principalmente aqueles que elegemos para nos representar politicamente. Porém, aqueles que submetem os seus atos aos princípíos corretos, destes se pode dizer que têm uma personalidade virtuosa. O comportamento apresentado é sempre direcionado para o exercício da virtude. A virtude pode ser entendida como a maximização da ética. É a plena realização dos princípios corretos e dentro das normas jurídicas a que está submetido. Dentro da Maçonaria, a via ética é ligada diretamente ao princípio fundamental da busca da Verdade. Desde o princípio, até para todo o sempre, a Verdade tem que prevalecer. Em sendo assim, a conduta ética maçônica deve ser praticada emconjunto com a busca da verdade. Mas não a Verdade que nõs impõe a sociedade muitas vezes corrompida na qual vivemos. Mas, uma sociedade que busca a verdade em toda sua essência. Na vida esotérica e iniciática, a Ética e a Verdade estão ligadas de forma muito intímas e constituem um duplo objetivo na vida do maçon. É o ideal ético herdade de Platão e Pitágoras, na qual a busca da verdade não está separada do comportamento direcionado à prática do bem, assim como a conduta voltada para o bem não está separada da busca da Verdade. O maçon, acima de qualquer pessoa profana, deve-se comportar de maneira correta, buscando a mais pura Verdade, pois ela e virtude são dois pólos de uma única busca que caracteriza a via ética da natureza iniciática. Pode-se dizer também que a busca da Verdade é uma das virtudes maiores do Maçom. O ideal de aperfeiçoamento interior deve contemplar o progresso e a sua maturação, e assim se aplica ao mundo da Ética, que para o maçom não é constituído de um mundo fechado e definitivo. A vida do maçom envolve o seu trabalho na Loja e a sua atuação no mundo profano, na qual a postura deve ser profundamente de forma ética e tolerante, de modo a modificar o mundo segundo antiga máxima: alcançar o maior bem possível para o maior número de pessoas.
Mendes Neto
Enviado por Mendes Neto em 21/09/2009
Alterado em 21/11/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras