SÓ A VERDADE NOS LIBERTARÁ

"Somos anjos perdidos. Asas mortas no chão desde a primeira audição da palavra impossível" F. Rocha

Textos

 
 
POSICIONAMENTO ÉTICO
 
Parece que estamos vivendo em um mundo surrealista. Somos diariamente e intensamente bombardeados por mensagens, notícias e informações de violência, corrupção, desonestidade, falta de lealdade e caráter, desagregação familiar, etc. Vez ou outra aparece uma notícia ou uma mensagem de algum abnegado se opondo a tudo isto, denunciando e condenando pessoas.
A sensação que se tem, ao contato com toda essa mídia, é que o mundo está perdido e que pautar-se por princípios éticos, em especial no mundo empresarial, não passa de pura ingenuidade. Ledo engano. Está certo que ética ainda é uma matéria prima muito escassa entre nós, que estamos situados abaixo da linha do Equador, como também em outras nações - em especial as subdesenvolvidas.
Mesmo assim, muito menos por desejo nosso, nossa recomendação é que você esqueça e ou abandone a postura do tipo Lei de Gerson que, para infelicidade desse que foi um dos principais jogadores de futebol em nosso país, em uma campanha publicitária, ganhou o significado de levar vantagem em tudo, ser mais esperto, passar o outro para trás e outros significados não menos pejorativos.
Desenvolva suas atividades pautando-se por princípios éticos, morais e legais tidos ou aceitos como adequados no contexto social em que vivemos.
Procure ser um profissional que, além de suas habilidades e qualificações profissionais, tem seus gestos e atitudes baseadas em honestidade, idoneidade e correção.
Construa uma imagem, tanto profissional como pessoal, que lhe assegure essas características, conseguindo sempre boas recomendações e referências.
Tome cuidado, pois ética é um valor social e universal. Em algumas situações, falando sobre o mundo dos negócios, qualquer deslize pode ser fatal ou, em outros casos, tolerado - variando a rejeição de intensidade conforme os valores culturais, costumes e tradição de seus interlocutores.
Nas empresas, notadamente em posições qualificadas, cada vez mais, em decisões de contratação de profissionais, essas características tem tido a importância aumentada, em detrimento de uma série de outras.
Mendes Neto
Enviado por Mendes Neto em 18/06/2013
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras