SÓ A VERDADE NOS LIBERTARÁ

"Somos anjos perdidos. Asas mortas no chão desde a primeira audição da palavra impossível" F. Rocha

Textos

NEM SEMPRE O TALENTO É GARANTIA DE SUCESSO
NEM SEMPRE O TALENTO É GARANTIA DE SUCESSO

Se você acha que talento é garantia de sucesso, cuidado: o temperamento de um profissional também é um fator decisivo para uma carreira promissora. Isso quer dizer que, por mais competente que seja esse profissional, se ele tiver traços de personalidade indesejados, só poderá trilhar dois caminhos: perceber o problema e adaptar seu comportamento ou preparar-se para mudar de emprego.

                         Na opinião dos especialistas, o sucesso só é garantido pela combinação de conhecimento e comportamento. É preciso ter estabilidade emocional para lidar com os outros profissionais e para enfrentar situações difíceis. O mau temperamento tem grande influência na carreira, e se evidencia nas situações de provação. Segundo Dizem, ninguém é despedido apenas pelo temperamento que possui, mas em função das conseqüências que esse problema acarreta. Isto é, se por algumas características o profissional cria uma atmosfera negativa no ambiente de trabalho, chegando a prejudicar o rendimento dos colegas, ele pode correr riscos.

                         Quando o profissional tem um temperamento difícil, precisa ser melhor em outros aspectos para justificar a permanência, nenhum talento neutraliza totalmente traços muito fortes de personalidade. É possível que esses profissionais até cheguem em cargos altos, mas talvez fossem mais longe se não tivessem aquele temperamento. Perceber, no entanto, que essas características estão impedindo o desenvolvimento próprio e o da empresa é muito difícil. Com o tempo, em alguns casos, o profissional consegue mudar, já que tem, durante a carreira, exemplos de que a sua maneira de agir não é a melhor.

                         Refletir sobre que problemas está causando com o determinado temperamento também pode ajudar, assim como uma terapia. Algumas características, como a arrogância, aparecem desde o processo de seleção. Mas, dependendo do potencial do profissional, a empresa opta por contratá-lo, apostando na mudança.

                         O profissional inteligente é aquele que ouve as críticas dos colegas, as pessoas não comentam à toa. Ele pode estar agindo de certa maneira sem perceber que não está agradando. Rótulos vêm com facilidade, mas demoram a ir embora.
Mendes Neto
Enviado por Mendes Neto em 04/10/2013
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras