SÓ A VERDADE NOS LIBERTARÁ

"Somos anjos perdidos. Asas mortas no chão desde a primeira audição da palavra impossível" F. Rocha

Textos

Quando chegarmos ao final do dia 02 de outubro de 2016 iremos conhecer aqueles que nos representarão no Executivo e Legislativo municipal no período de 01/01/2017 a 31/12/2020.
Napoleão Bonaparte disse que "a arte de governar consiste em não deixar envelhecer os homens nos seus postos".
Então, para você Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador eleito, não se esqueçam de que:
A partir de 01/01/2017 vocês serão agentes políticos, que é uma espécie do gênero "agente público", uma expressão que engloba toda e qualquer pessoa que, de qualquer maneira e a qualquer título, exerce uma função pública.
E, exercendo uma função pública, serão remunerados com subsídios, advindos dos impostos que toda comunidade recolhe mensalmente aos cofres públicos. Considere-se que vocês serão servidores dessa comunidade, devendo a ela trabalho, respeito, honra e prestação de contas pelos votos que os colocaram nas cadeiras pelas quais disputaram. Deverão procurar praticar atos que estejam dentro da lei, da ética, da moral, e acima de tudo, respeitando integralmente todos os ordenamentos jurídicos existentes, inclusive a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Assim, a partir da posse, a palavra responsabilidade deverá acompanha-los diuturnamente no seu mister de trabalhar com o povo, pelo povo e para o povo, e não para pequenos nichos da comunidade.
Caso cometam algum deslize serão responsabilizados por desvio de conduta, podendo acarretar até a cassação do mandato, que com muito custo e dificuldade conseguiram ser eleitos.
Deverão ter o conhecimento necessário para administrar as finanças do município, principalmente no que consiste em orçamento, planejamento e execução, implementando um regime de gestão fiscal responsável, buscando atingir o equilíbrio orçamentário das contas públicas, devendo manter o orçamento, que é a alma, a espinha dorsal de toda administração em perfeita harmonia financeira.
Paralelo a isso, terão que ser também empreendedores e políticos natos, indo buscar nas parcerias e esferas de governo, federal e estadual, os recursos necessários para colocar em prática na plataforma de governo apresentada durante a campanha eleitoral.
Não poderão governar sozinhos, pois isso fará com que haja um retrocesso. As alianças serão necessárias. Entretanto, dentro de um limite razoável onde não prevaleçam as vaidades, e sim o interesse de toda uma coletividade que clama por mudanças..
Não se esqueçam de que, a sociedade organizada, certamente irá acompanhar a desenvoltura de sua administração e legislatura, onde, daqui a quatro anos deverá ser emitido um parecer dessa mesma comunidade (eleitores), em aprovar ou não a gestão que logo mais terá início.
Para que haja um bom governo é necessário colocar o bem comum como única meta a atingir, sendo capaz de contrariar até a própria ideologia de cada um, caso isso seja necessário para salvaguardar o interesse coletivo, devendo ainda promover uma constante identidade com o cidadão.
Lembrem-se de que o palácio nunca é construído antes da estrada, a avenida antes de se ter água e o jardim adubado com os esgotos das ruas. Todos estarão acompanhando o trabalho desenvolvido no Executivo e Legislativo, e ao final, serão elogiados ou cobrados por aquilo que apresentaram ou deixaram de apresentar a comunidade, que certamente, a grande maioria está carente de projetos que tragam o desenvolvimento esperado para toda população.
Jamais se esqueçam de que vocês são servidores do povo, pagos com o suor dos impostos recolhidos, e para eles devem trabalhar. Façam valer a confiança depositada nas urnas, pois, caso contrário, no próximo pleito novos servidores (agentes políticos) serão escolhidos. A comunidade estará acompanhando diuturnamente a desenvoltura de vosso trabalho.
"Com a lei, pela lei, e dentro da lei, porque fora da lei não há salvação" (Rui Barbosa).
Mendes Neto
Enviado por Mendes Neto em 30/09/2016
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras