SÓ A VERDADE NOS LIBERTARÁ

"Somos anjos perdidos. Asas mortas no chão desde a primeira audição da palavra impossível" F. Rocha

Textos

O PAPEL DO LIDER NA MOTIVAÇÃODO TRABALHO
Longe da idéia de divagar sobre o tema motivação e liderança, desvendaremos alguns pequenos segredos das pessoas que lideram, tanto no setor público como no setor privado, os quais devem ser utilizados para manter acesa a chama da motivação nas equipes de trabalho. O que realmente leva um líder a ter motivação é sempre sonhar, mas não sonhar de uma maneira poética, e sim sonhar concretamente, com os pés no chão, por intermédio de metas e objetivos claros, bem definidos. Ele deve ter sempre em mente que o "sonho que se sonha só é somente um sonho, mas o sonho que se sonha junto é uma realidade". É de fundamental importância ter um horizonte, uma meta, um ponto a atingir, pois ninguém chega ao final se não souber onde e quando se vai a algum lugar. No setor público ou privado comumente existem conflitos, os quais devem ser evitados, mas, não sendo possível, cabe ao líder desenvolver sua arte de colocar um ponto final no mesmo. Assim, o contínuo processo de aperfeiçoamento profissional e moral é dinâmico, com crescimento positivo constante. A base do trabalho do verdadeiro líder é fazer com que a sua equipe lute por um interesse comum, o bem da empresa, o interesse público, ou seja, a eficiência e a eficácia do serviço. Mas para isso, é necessário que os sonhos e ideais pessoais estejam definidos de tal forma e importância para que se transformem em grandes estímulos para lutar e trabalhar por um sonho comum. O verdadeiro líder é aquele que sabe se auto-motivar, e para isso é necessário conhecer o interior de seus liderados, ou seja, conhecer os seus anseios e seus sonhos, a fim de propiciar o ambiente adequado para a equipe desenvolver as suas potencialidades, onde cada um dê o melhor de sí para o grupo, conduzindo-os também no sentido de se auto-realizarem, conseguindo sempre, de alguma forma motivá-los. O verdadeiro líder deve ter atitudes, ações, pois "as palavras comovem e as atitudes convencem", bem como tratar seus subordinados, acima de tudo, como pessoas e colaboradores, muito mais do que simples funcionários com um número de matrícula.
Mendes Neto
Enviado por Mendes Neto em 16/09/2009


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras