SÓ A VERDADE NOS LIBERTARÁ

"Somos anjos perdidos. Asas mortas no chão desde a primeira audição da palavra impossível" F. Rocha

Textos

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NO PROGRESSO DE UMA NAÇÃO
Uma grande parcela lucida da população brasileira concorda que a educação sempre esteve voltada aos interesses a qual visa atender às exigências de uma determinada classe, ou casta privilegiada, em um determinado período de tempo.
É bem verdade que, uma outra parcela maior de nosso povo continua na completa ignorância cultural e ética, principalmente a classe política, salvo raríssimas exceções, onde podemos qualificar essa grande massa de alienados de cultura.
Quanto mais educação e cultura você confere ao povo, mais difícil será enganà-lo, ludibriá-lo e faze-lo acreditar em falsas mentiras que a mídia muitas vezes despeja diariamente nos meios de comunicação.
Cabe lembrar Raul Seixas, ".....não preciso ler jornais por mentir sózinho já sou capaz...".
E, analisando o Brasil atual, observa-se que vivemos uma era de profundas modificações, onde transformações estão ocorrendo de forma significativa e outras ainda estão por surgir.
Muito se comenta, principalmente no âmbito governamental, das políticas educacionais que estão sendo implementadas para valorizar esse setor.
Mas, no momento em que o governo informa a quatro cantos como inquestionável a importância da educação, necessário informar a população de que o Brasil está vivenciando um apagão educacional. E o que vem a ser isso? Hora, é a escassez de profissionais e uma contratação de novos profissionais de forma adequada que atenda às demandas de atuação existentes em todo país. Entretanto, o maior apagão educacional se encontra na educação básica, que é a plataforma estrutural que será fundamental para o desenvolvimento de cidadãos emancipados culturalmente e emocionalmente, os quais, quando estiverem municiados de bons princípios trarão enormes benefícios à nação. A educação deve estar voltada para buscar, da melhor forma possível o processo evolutivo do cidadão, direcionando ele a buscar seu próprio desenvolvimento, e não, no futuro, ficar como marionete na mão de um governo que muitas vezes prefere a alienação mental de seu povo do que deixá-lo pronto para assumir qualquer cargo, posto ou função.
A educação é a essência da existência humana. É por meio dela que iremos diminuir todos os vícios que corroem nossa sociedade, entre eles a droga, violência e corrupção.
Preocupar-se verdadeiramente com a educação significa preocupar-se com o novo, tendo como foco o desenvolvimento do homem integral.
O futuro não é algo predeterminado ou imposto, muito pelo contrário, ele depende de nossas ações do presente. Depende de nossa consciência coletiva e individual, da forma como planejamos, da maneira como focalizamos as nossas necessidades futura, dos caminhos que escolhemos e compartilhamos no meio da sociedade em que vivemos.
O futuro de uma nação depende inteiramente da qualidade de ensino que é entregue a ela, por meio de profissionais altamente qualificados e muito bem remunerados.
Quanto mais cultura o cidadão adquirir, mais difícil será enganá-lo pelos abutres de plantão.

Mendes Neto
Enviado por Mendes Neto em 29/01/2010
Alterado em 29/02/2024
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras