SÓ A VERDADE NOS LIBERTARÁ

"Somos anjos perdidos. Asas mortas no chão desde a primeira audição da palavra impossível" F. Rocha

Textos

A PRAIA
Naquela manhã de julho, segunda-feira, céu nublado e temperatura lá pela faixa dos 20 graus, João saiu de sua casa pela manhã.
Deu um beijo na esposa e nos seus dois filhos.
- Até logo Papai! Vai com Deus! Disse Cláudia, no auge dos seus 07 anos.
- Você também fique com Deus querida.
- Volto somente na sexta feira Suzana.
- Beijão no Joãozinho!
- Estou indo para o Guarujá realizar um trabalho de auditoria por lá.  
- Pelo jeito vai ser uma  daquelas fiscalizações ferrenha, pois há forte índicio de desvio de dinheiro.
João então entrou no carro e dirigiu-se à rodovia que daria acesso à principal, com destino ao Guarujá.
Foi pensando:
- Deus? Cláudia comentou sobre ele hoje de manhã.
- Mas, o que Deus acha de toda essa maluquice que ronda nosso mundo?
- Para começar, no órgão que eu próprio trabalho a última coisa que dão valor é o conhecimento adquirido ao longo dos anos para promoção. A velha guarda não é vista com bons olhos pela cúpula pois, digamos, tem a lingua afiada. E, os novos ainda tem cabresto bem apertado. Alem do que estão em estágio probatório. Onde andará Deus para acabar com isso?
E João, começou descer a serra. Visão maravilhosa. Mesmo nublado, descer a serra é uma explosão de alegria. Observa-se a mão de Deus em tudo.
Chegando no Guarujá hospedou-se naquele hotel já reservado. Não era um 5 estrelas, nem um 4 ou 3. Mas duas estrelas somente. Era o que a diária paga pelo Estado dava. Pois além da diária, teria que se alimentar também. Alimentar-se uma vez por dia, pois se você somar o valor da diária + duas refeições terá obrigatoriamente que colocar a mão no bolso. Ainda mais em cidade praiana.
- Tá bom, pensou ele, não é um hotel grande coisa, mas do meu quarto tenho uma visão até que privilegiada da praia e do mar.
Apresentou-se na portaria. Recebeu as chaves, subiu, entrou no quarto, deixou sua mala e seus pertences e foi direto para o órgão a que tinha recebido a incumbência de realizar a auditoria.
O órgão era de porte médio e ficava na avenida central, que dava de frente para a praia.
Como todos sabem, no mês de julho, muito embora várias pessoas vão em veraneio para a praia, ela praticamente fica vazia, pois a água é muito fria e chove quase que diariamente.
João iniciou seu trabalho na segunda feira. Parava para almoçar, dava umas voltas no shopping e depois retornava novamente ao trabalho.
Às 18:00 horas voltava para o hotel e por lá ficava.
Na quarta-feira, ao chegar no hotel por volta das 16:30 horas. Resolveu sair mais cedo, pois queria caminhar pela praia quase que deserta. Chegou ao hotel, trocou de roupa, vestiu um confortável moleton verde, pois era palmeirense desde o nascimento, ou melhor,  era torcedor do alvi-verde desde a encarnação passada, e foi caminhar pela praia.
Estava nublado, mas não chovendo. Uma brisa fria batia em seu rosto.
Foi caminhando, pensando, deixando sua mente divagar.
Pensou na vida, na família, no trabalho, nas derrotas e nas vitórias que ele e sua esposa receberam da vida. Mais vitórias que derrotas, pensou.
Mesmo com os apertos tinham uma vida até que confortável.
Mas, o seu eu interior sempre perguntava porque Deus não interferia no planeta e também no próprio orgão em que trabalhava. Não havia justiça pois não valorizava-se aqueles que realmente trabalhavam e sim os apaniguados e as boazudas de plantão.
Caminhava, caminhava.......
De repente, lá ao fundo, viu um homem se aproximando, lentamente, parecia também estar caminhando.
- Boa tarde, disse João!
- Boa tarde amigo! Disse o homem.
- Como vai?
- Bem, caminhando para relaxar, limpar a minha mente.
- É caminhar pela praia faz um bem danado. Para o corpo e para a alma.
- É, quem sabe encontro com Deus e faço umas perguntas para ele.
- Bom, é sempre no silêncio, principalmente no silêncio de nosso coração que falamos com Deus.
- Sabe João, para falar com Deus não precisa berrar nem gritar. Basta somente entrelaçar o pensamento Homem/Deus/Homem, e a sintonia estará concluída.
- Mas diga-me, se encontrasse com Deus, aqui, o que perguntaria para ele?
- Olha, acho que meu papo com ele demoraria no mínimo uma semana, pois teria tantas perguntas a fazer.
- Mas, para resumir, perguntaria para ele o porque de tantas guerras, tantas amarguras, injustiças, traição e falta de ética na humanidade.
- João, o Homem desde os mais remotos tempos, tem dentro dele a semente do bem e do mal, plantada por Deus, pois, tendo essas duas sementes plantadas em seu ser, deu a ele o livre arbitrio para escolher qual caminho a seguir.
E, se ele escolher o caminho do bem, da verdade e da justiça, tudo será mais fácil na sua vida.
- Entretanto, se escolher o caminho do mal, da falta de ética, de amor ao seu semelhante, pode ter certeza de que um dia, em um determinado tempo, nem que seja no tempo de outra vida futura,virá o acerto, para quitação total, e nunca parcial da dívida.
- O homem, que traz dentro do seu ser a virtude e os erros de encarnações passadas, quando chega à vida atual tem ele, de alguma forma que saldar seus débitos. Entretanto, conforme a sua postura nessa vida, os débitos serão amainados. Pode ter certeza disso.
- É, Deus encaminhou Jesus Cristo, que morreu crucificado para redimir os pecados do homem.
- Na realidade João, Jesus não veio redimir pecado nenhum do homem.
- Ele veio simplesmente trazer a mensagem do Pai Celestial no sentido de dizer que, para poder ter uma vida tranquila e prazerosa, deveria o homem respeitar o seu semelhante, na medida em que quer e deseja ser respeitado.
- Cristo foi posto na cruz pela igonrância e inveja dos poderosos da época.
- E quando falo em inveja João, falo de uma das mais toscas maldades que rasga a Terra. A inveja.
- É, lá no meu trabalho a inveja é uma merda mesmo.
- Percebo que ninguém é feliz com o que tem. Se alguém compra um carro novo, ficam de olho gordo.
- Na realidade, vejo hipocrisia em todos os lados, salvo algumas exceções.
- Em qualquer lugar que vá a hipocrisia e a ignorância se farão presentes até que o homem atinja um estágio maior na sua evolução.
- Enquanto isso não ocorrer, o planeta não evoluirá.
- Bem, você tem certeza quanto a isso? Mas, então até no meu local de trabalho todos tem que crescer?
- Inclusive você João! Você tem que ser maior que todos os demais.
- Pois será pelo seu exemplo, pela sua virtude e pela sua ética que também outros irão lhe acompanhar. Pense nisso!
- Deus, não desampara ninguém. Nem seus inimigos.
- Bom vou continuar minha caminhada.
- Boa sorte João!
- Boa sorte.
João deu dois passos e ao virar perguntou.
- Ei amigo........como é o seu nome?
Simplesmente não havia ninguém. Somente ele......
Sentiu uma brisa suave tocar seu rosto. Um cheiro de rosas se fez no ar.
Duas lágrimas rolaram pela sua face....
- Deus esteve aqui......comigo!
Seguiu seu caminho, voltou ao hotel, tomou um banho e deitou-se, não sem antes elevar uma prece ao Criador, de agradecimento, de perdão.

Mendes Neto
Enviado por Mendes Neto em 11/03/2010
Alterado em 09/12/2011
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras