

O EXÍLIO DA IMENSIDÃO Diante da vastidão do espírito imortal, a existência humana assemelha-se ao piscar de uma pálpebra no abismo do tempo. Somos seres tecidos com poeira de estrelas e sopro divino, projetados para a infinitude, mas que frequentemente escolhem habitar o rés-do-chão das miudezas. É um paradoxo quase trágico: portamos em nós a herança do eterno, mas nos deixamos encarcerar em grades invisíveis forjadas por melindres e vaidades. Gastamos a moeda preciosa dos nossos dias com o troco vil das mesquinharias. Discutimos por migalhas de atenção, alimentamos rancores por silêncios não preenchidos e erguemos muros de orgulho em terrenos onde o espírito deveria apenas semear pontes. Nos relacionamentos, essa pequenez se torna mais evidente. O ser humano, em sua insegurança, tenta medir o imensurável e possuir o que é livre. Perdemos o fôlego em competições de ego, no "quem amou menos" ou no "quem deve o pedido de desculpas", esquecendo que o espírito não conhece essas contabilidades. Ele não entende de dívida ou crédito; ele entende de expansão. Viver preso ao detalhe medíocre de uma ofensa passageira é como tentar conter o oceano em um copo descartável. É um desperdício de eternidade. Se tivéssemos a real dimensão da nossa brevidade física, não haveria tempo para o desdém ou para a indiferença. Cada segundo de convivência seria visto como o que realmente é: um ensaio sagrado de comunhão antes que a alma retorne ao seu lar sem fronteiras. Que possamos, enfim, olhar por cima dos muros dos nossos pequenos conflitos e enxergar a imensidão que nos habita. Afinal, para quem é imortal, qualquer mesquinharia é um exílio desnecessário da própria luz. Mendes Neto
Enviado por Mendes Neto em 06/04/2026
Copyright © 2026. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. Comentários
|